terça-feira, 12 de abril de 2011

Como usar e configurar o GPS Tracker Custom URL


    A aplicação GPS Tracker Custom URL tem por objetivo fazer o rastreamento do celular do usuário e ajudá-lo a encontrar caso este seja roubado.
    Para isso faz-se necessário o uso de um servidor de rastreamento, entretanto, a aplicação foi desenvolvida para não ficar amarrada ou presa a uma plataforma de rastreamento. Com isso, a aplicação permite a configuração do endereço do servidor de rastreamento para o qual será enviada as informações de localização.
    Desta forma, qualquer sistema de rastreamento web que queira rastrear o celular android, basta implementar uma página web que receberá as requisições do aplicativo através do método GET, no seguinte formato:
http://seudominio.com.br/servico.php?longitude=34.2333&latitude=23.2222&altitude=34.0&speed=30.3&heading=234.5&date=20070529&time=123445.234&imei=123456789012345
   O campo imei, trata-se do identificador do celular. Este identificador deverá ser único na base de dados.



    Configuração do aplicativo GPS Tracker Custom URL


   Ao executar o aplicativo pela primeira vez, será solicitado para cadastrar uma senha de acesso ao sistema, conforme imagem ao lado. Esta senha deverá conter no mínimo 4 e no máximo 8 caracteres.
   Da segunda vez em diante, será solicitada a senha de acesso para acessar a tela de configuração do serviço de rastreamento do GPS Tracker Custom URL.


   > Rastreamento 
   Após efetuar login no sistema aparecerá a tela de configuração do rastreamento, onde será possível:
   - Habilitar/desabilitar o rastreamento (envio de mensagens de localizaçãopara o servidor de rastreamento)
   - Configurar o intervalo das mensagens de localização que serão enviadas para o servidor de rastreamento. Este intervalo está em segundos, por exemplo: Para fazer o rastreamento de 10 em 10 minutos deve-se utilizar o valor 600.
   - Configurar o endereço (host) do servidor para o qual as mensagens de rastreamento serão enviadas. Por exemplo: http://online.gpsgate.com/GpsGate.aspx



  > Mensagem SMS 
   O aplicativo GPS Tracker Custom URL enviará uma mensagem SMS contendo os dados de localização em dois momentos distintos: Caso esteja configurado para o envio de SMS, o mesmo será enviado quando o celular for ligado. Este foi o primeiro momento do envio de SMS. O segundo é quando, independentemente de estar habilitado ou não o envio, se o chip (simcard) for trocado por um chip diferente do que foi salvo no momento que o usuário salvou as configurações do aplicativo, será enviado o SMS. Neste segundo momento o SMS sempre será enviado quando for trocado o chip (simcard).

  

 > Email 
   Semelhante as Mensagens SMS, o Email também funcionará da mesma forma. Será enviado um email para o endereço configurado contendo dados de localização, bem como, o endereço e o link de onde esteja o seu celular.
   Sempre que o chip for substituído por outro qualquer, será enviado um email para o endereço cadastrado.







 > GPS 
   As configurações relativas ao GPS, permitem configurar a precisão a ser considerada na coleta de coordenadas geográficas e também o tempo máximo de acquisição de coordenadas válidas.
   A precisão do GPS é dada em metros.








 > Rastreamento Gratuito
   Caso o usuário do aplicativo GPS Tracker Custom URL não tenha um servidor para fazer o rastreamento, ele poderá fazer o rastreamento gratuito através da plataforma GPS Gate.
   Para isso é necessário informar a seguinte URL do servidor de rastreamento: http://online.gpsgate.com/GpsGate.aspx
   Em seguida deverá criar uma conta de acesso a plataforma GPS Gate. Para saber como criar uma conta no GPS Gate, acesse o seguinte tutorial: Clique Aqui!


GPS Coletando coordenadas
Observação: Quando o gps está em uso, aparece um símbolo de satélite na barra de notificação do Android. Após coletar coordenadas válidas, a aplicação desliga o GPS automaticamente.